O Que É Stellar (XLM)?

sábado, 30 de setembro de 2023

 


Foto: Reprodução


O Stellar (XLM): é uma criptomoeda e plataforma de blockchain projetada para facilitar a transferência de valor, incluindo moedas tradicionais e ativos digitais. 

Foi criado em 2014 por Jed McCaleb e Joyce Kim como uma bifurcação do protocolo Ripple. 

A principal missão do Stellar é tornar as transações financeiras rápidas, acessíveis e eficientes, especialmente para pessoas em áreas subatendidas ou com acesso limitado a serviços financeiros tradicionais.


Principais recursos e características do Stellar (XLM):


Rede Descentralizada: O Stellar opera em uma rede descentralizada de servidores executados por organizações e indivíduos em todo o mundo. Isso significa que não há uma autoridade central que controle a rede.


Token XLM: O XLM é a criptomoeda nativa da rede Stellar e é usada para facilitar transações e prevenir spam na rede. Também pode ser mantido como uma forma de reserva de valor.


Protocolo de Consenso: O Stellar usa um protocolo de consenso federado para validar transações. Isso significa que um grupo de servidores confiáveis é responsável por validar as transações, tornando o processo mais eficiente do que as abordagens de mineração de prova de trabalho usadas em algumas outras criptomoedas.


Gateway: Para permitir que ativos tradicionais, como moedas fiduciárias, sejam representados na rede Stellar, os participantes podem criar "gateways" que emitem tokens que representam esses ativos. Esses tokens podem então ser trocados e transferidos na rede Stellar.


Câmbio Integrado: A rede Stellar possui um sistema de câmbio descentralizado que permite que os ativos sejam negociados e trocados diretamente na plataforma, facilitando a conversão de uma moeda em outra.


Facilita Pagamentos Internacionais: Devido à sua eficiência e baixos custos, o Stellar é frequentemente usado para pagamentos internacionais e remessas, permitindo que as pessoas evitem as taxas e os atrasos associados aos sistemas de transferência de dinheiro tradicionais.


Foco na Inclusão Financeira: O Stellar tem um forte compromisso com a inclusão financeira, visando fornecer acesso a serviços financeiros para pessoas que não têm acesso a bancos ou instituições financeiras tradicionais.


O Stellar (XLM): é uma plataforma de blockchain e criptomoeda que visa tornar as transações financeiras mais acessíveis e eficientes, especialmente em áreas onde os sistemas financeiros tradicionais são inadequados. 

Ele é usado para uma variedade de casos de uso, desde pagamentos internacionais até emissão de ativos digitais e é conhecido por suas transações rápidas e de baixo custo.


A Stellar (XLM): foi fundada por Jed McCaleb e Joyce Kim. Jed McCaleb é uma figura bem conhecida no espaço das criptomoedas, tendo sido um dos primeiros colaboradores da rede Bitcoin. Ele também co-fundou a exchange de criptomoedas Mt. Gox, embora tenha deixado a empresa antes de seu famoso colapso. Posteriormente, Jed McCaleb foi um dos fundadores da Ripple Labs (anteriormente conhecida como OpenCoin), que desenvolveu o protocolo Ripple (XRP). No entanto, ele deixou a Ripple Labs e fundou a Stellar Development Foundation em 2014, com o objetivo de criar uma plataforma de pagamento global mais inclusiva e acessível.


Joyce Kim era uma empreendedora e advogada que trabalhou ao lado de Jed McCaleb na fundação da Stellar. Ela desempenhou um papel importante no estabelecimento da visão e na governança da Stellar Development Foundation.


Juntos, Jed McCaleb e Joyce Kim foram os fundadores iniciais da Stellar e trabalharam para lançar a plataforma e a criptomoeda XLM. Desde então, a Stellar cresceu e se tornou uma das criptomoedas e plataformas de blockchain mais reconhecidas, com um foco particular em facilitar pagamentos internacionais e promover a inclusão financeira.


Stellar (XLM): é única por várias razões, destacando-se em seu próprio espaço no ecossistema das criptomoedas e blockchain. 


Algumas das características e aspectos que tornam a Stellar única:


Foco na Inclusão Financeira: Uma das características mais distintivas da Stellar é seu forte compromisso com a inclusão financeira. A plataforma foi projetada para permitir que pessoas em áreas subatendidas ou sem acesso a serviços financeiros tradicionais possam realizar transações e acessar serviços financeiros básicos.


Eficiência e Baixo Custo: A Stellar é conhecida por suas transações rápidas e de baixo custo. O protocolo de consenso federado utilizado pela Stellar é eficiente e escalável, permitindo que as transações sejam processadas em segundos e a um custo mínimo.


Flexibilidade de Ativos: A Stellar permite que uma ampla variedade de ativos digitais e tradicionais sejam representados na plataforma. Isso significa que não é apenas uma criptomoeda, mas também uma plataforma para emissão e troca de tokens que podem representar moedas fiduciárias, commodities, ações e outros ativos.


Sistema de Câmbio Integrado: A Stellar possui um sistema de câmbio descentralizado integrado à sua plataforma, o que facilita a conversão de uma moeda em outra diretamente na rede. Isso é útil para pagamentos internacionais e para permitir a troca de ativos digitais de forma eficiente.


Governança e Missão Clara: A Stellar Development Foundation (SDF) é a organização por trás da Stellar e tem uma missão clara de promover o acesso justo e aberto a serviços financeiros. Sua governança e objetivos são projetados para apoiar essa missão.


Protocolo de Consenso Federado: A Stellar utiliza um protocolo de consenso federado, que é mais eficiente em termos de consumo de energia e processamento do que os sistemas de mineração de prova de trabalho usados em muitas outras blockchain. Isso a torna mais sustentável e ecológica.


Parcerias Estratégicas: A Stellar estabeleceu várias parcerias estratégicas com instituições financeiras, empresas de tecnologia e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. Isso ajudou a aumentar a adoção da plataforma e a expandir seu alcance.


Desenvolvimento Ativo: A equipe por trás da Stellar continua a desenvolver ativamente a plataforma, introduzindo melhorias e atualizações para atender às necessidades em evolução do ecossistema financeiro digital.


A  Stellar é única por sua missão de inclusão financeira, eficiência, flexibilidade de ativos e compromisso com pagamentos acessíveis e rápidos. 

Ela desempenha um papel importante no cenário das criptomoedas e blockchain, especialmente no campo de soluções de pagamento global.


A rede Stellar é assegurada por meio de um protocolo de consenso federado, que é o método pelo qual as transações na rede são confirmadas e registradas no blockchain. Esse protocolo de consenso é uma das características distintivas da Stellar e difere de alguns outros sistemas de blockchain, como o Proof of Work (PoW) usado pelo Bitcoin ou o Proof of Stake (PoS) usado por algumas outras criptomoedas.


Aqui está uma explicação de como o protocolo de consenso federado assegura a rede Stellar:


Validadores: Na rede Stellar, não há mineradores como no Bitcoin. Em vez disso, a rede é mantida por um conjunto de servidores conhecidos como "validadores". Esses validadores são operados por instituições e indivíduos em todo o mundo que participam voluntariamente da rede Stellar.


Processo de Consenso: A cada poucos segundos, os validadores na rede Stellar se comunicam para alcançar um consenso sobre o estado da rede, ou seja, quais transações devem ser incluídas em um bloco e em que ordem.


Lista Branca de Validadores: A rede Stellar possui uma "lista branca" de validadores confiáveis, que são entidades conhecidas e confiáveis. Os nós na rede escolhem quais validadores confiáveis desejam seguir.


Maioria Quórum: Para uma transação ser considerada válida e incluída no ledger (registro de transações), ela deve ser aprovada por um "quórum" de validadores na lista branca, que é uma maioria predefinida dos validadores confiáveis. Isso significa que a maioria dos validadores na lista branca deve concordar com a transação para que ela seja válida.


Eficiência e Segurança: Esse método de consenso é eficiente e rápido, uma vez que não requer cálculos complexos ou consumo significativo de energia, como ocorre no PoW. Além disso, é considerado seguro porque requer a aprovação da maioria dos validadores confiáveis, tornando-o resistente a ataques maliciosos.


Resiliência: A rede Stellar é projetada para ser resiliente a falhas, pois um número significativo de validadores confiáveis precisa ser comprometido para prejudicar a integridade da rede.


Descentralização Controlada: Embora a rede Stellar seja descentralizada, ela é controlada por meio da lista branca de validadores confiáveis, o que ajuda a garantir que a rede permaneça segura e operacional.


A rede Stellar é assegurada por meio de um protocolo de consenso federado que depende da aprovação da maioria dos validadores confiáveis na lista branca. Isso torna a rede eficiente, segura e adequada para seu objetivo de facilitar pagamentos rápidos e acessíveis.


Links Oficiais Stellar (XLM):

Site

Whitepaper

GitHub


Redes Sociais:

Reddit

Chat













0 comments:

Postar um comentário

 
Tech Crypto Brasil © 2023 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions