O que é o Wrapped Bitcoin [WBTC]?

terça-feira, 26 de setembro de 2023


Foto:Reprodução


O Wrapped Bitcoin: muitas vezes abreviado como WBTC, é uma criptomoeda que representa Bitcoin (BTC) na blockchain Ethereum (ETH). Em termos simples, o WBTC é uma forma tokenizada do Bitcoin que pode ser usada na rede Ethereum e em aplicativos descentralizados (dApps) que operam na blockchain Ethereum.

 

A principal razão para criar o WBTC é permitir que os usuários da Ethereum aproveitem as funcionalidades da rede Ethereum, como contratos inteligentes e aplicativos descentralizados, com os bitcoins que possuem. Normalmente, o Bitcoin opera em sua própria blockchain e não é compatível com a Ethereum. O WBTC é uma solução para esse problema de interoperabilidade.

 

A criação do WBTC envolve uma série de etapas:

 

1. Custodiantes: Pessoas ou entidades chamadas custodiantes mantêm os bitcoins reais em uma carteira segura e emitem uma quantidade correspondente de WBTC na blockchain Ethereum.

 

2. Auditoria e Verificação: A operação de custódia é submetida a auditorias regulares para garantir que a quantidade de WBTC em circulação corresponda à quantidade de Bitcoin mantida pelos custodiantes.

 

3. Minting e Burning: Os usuários podem "mascar" (ou seja, converter) seus Bitcoins em WBTC na proporção 1:1 quando desejam usá-los na Ethereum. Da mesma forma, eles podem "queimar" seus WBTC para recuperar seus Bitcoins.

 

4. Plataformas e Aplicativos: O WBTC pode ser usado em diversas aplicações na Ethereum, como trocas descentralizadas (DEXs), empréstimos, jogos e muito mais.

 

O WBTC é uma forma popular de trazer liquidez do Bitcoin para o ecossistema Ethereum, permitindo que os usuários aproveitem a flexibilidade da Ethereum sem precisar vender seus Bitcoins. No entanto, é importante notar que o WBTC depende da confiança nos custodiantes que mantêm os Bitcoins subjacentes, portanto, a escolha de custodiantes confiáveis é fundamental para a segurança do WBTC. Porém, os usuários devem estar cientes das taxas e custos associados à conversão entre Bitcoin e WBTC.

 

Os Wrapped Bitcoins (WBTC):
são criados por meio de um processo que envolve a colaboração de várias partes, incluindo custodiantes, tokenizadores e um contrato inteligente na blockchain Ethereum. Aqui está uma visão geral de como os WBTC são criados:

 

1. Custodiantes: Os custodiantes são instituições financeiras ou entidades de confiança que detêm Bitcoins (BTC) reais em carteiras seguras. Eles são responsáveis por manter esses Bitcoins em custódia e garantir que haja uma correspondência direta entre a quantidade de BTC real que eles mantêm e a quantidade de WBTC emitida na blockchain Ethereum.

 

2. Tokenizadores: Os tokenizadores atuam como intermediários entre os custodiantes e a blockchain Ethereum. Eles são os responsáveis por facilitar a conversão dos Bitcoins reais em WBTC e vice-versa. Os tokenizadores também realizam auditorias regulares para garantir que a quantidade de WBTC em circulação seja sempre igual à quantidade de BTC mantida pelos custodiantes.

 

3. Contrato Inteligente: Um contrato inteligente na blockchain Ethereum é utilizado para criar e gerenciar os WBTC. Esse contrato é chamado de "contrato de wrap" e funciona como um intermediário entre os custodiantes, os tokenizadores e os usuários finais.

 

O processo geral de criação dos WBTC é o seguinte:

 

a. Um usuário que deseja obter WBTC envia seus Bitcoins para um custodiante confiável.

 

b. O custodiante verifica a recepção dos Bitcoins e notifica o tokenizador.

 

c. O tokenizador, por meio do contrato inteligente, emite a quantidade correspondente de WBTC na blockchain Ethereum em nome do usuário.

 

d. O usuário agora tem WBTC que representa os Bitcoins que eles depositaram com o custodiante. Esses WBTC podem ser usados em aplicativos e serviços na rede Ethereum.

 

Para reverter o processo e converter WBTC de volta em BTC, o usuário envia seus WBTC para o tokenizador, que então notifica o custodiante. O custodiante, por sua vez, verifica a devolução dos WBTC e libera os Bitcoins equivalentes para o usuário.

 

É importante observar que a transparência e a confiabilidade dos custodiantes e tokenizadores são cruciais nesse processo, uma vez que os usuários estão confiando neles para garantir que haja sempre uma correspondência de 1:1 entre os WBTC emitidos e os Bitcoins reais em custódia. Auditorias regulares e práticas de segurança são necessárias para manter a integridade desse sistema.

 

 

Você pode fazer várias coisas com Wrapped Bitcoin (WBTC), assim como faria com Bitcoin (BTC), mas dentro do ecossistema da blockchain Ethereum. Aqui estão algumas das principais coisas que você pode fazer com o WBTC:

 

1. Negociação em Trocas Descentralizadas (DEXs): Você pode usar o WBTC para negociar em trocas descentralizadas, como Uniswap, SushiSwap e Balancer. Isso permite que você troque WBTC por outras criptomoedas Ethereum ou tokens ERC-20 diretamente na blockchain Ethereum.

 

2. Empréstimos e Empréstimos: O WBTC pode ser usado como garantia para empréstimos ou como ativo para empréstimos em protocolos DeFi (Finanças Descentralizadas). Isso permite que você ganhe juros ou obtenha empréstimos usando seus WBTC como garantia.

 

3. Participação em ICOs e IEOs: Alguns projetos de blockchain Ethereum podem aceitar WBTC como uma forma de pagamento para participar de ofertas iniciais de moedas (ICOs) ou ofertas iniciais de trocas (IEOs).

 

4. Participação em Staking e Governança: Alguns projetos DeFi oferecem a oportunidade de stakar (bloquear) seus WBTC para ganhar recompensas ou participar da governança da plataforma, onde os detentores de tokens têm voz nas decisões do protocolo.

 

5. Uso em Aplicativos DeFi: O WBTC pode ser usado em várias aplicações descentralizadas (dApps) DeFi, como pools de liquidez, sistemas de previsão de mercado, jogos e muito mais.

 

6. Transações e Transferências: Assim como o BTC, você pode enviar WBTC para outros usuários como forma de pagamento ou para fins de transferência de valor.

 

7. Diversificação de Portfólio: Se você acredita nas oportunidades oferecidas pela blockchain Ethereum e deseja diversificar seu portfólio, pode usar o WBTC como uma ponte para mover parte de seus investimentos em Bitcoin para o ecossistema Ethereum.

 

Lembre-se de que o WBTC é uma forma tokenizada do Bitcoin, e sua principal utilidade está em permitir que você aproveite as funcionalidades da blockchain Ethereum com seus Bitcoins. No entanto, você deve estar ciente das taxas envolvidas na conversão entre BTC e WBTC, bem como das práticas de segurança ao lidar com ativos digitais. Além disso, escolher custodiantes confiáveis e entender o funcionamento dos contratos inteligentes envolvidos é fundamental para garantir a segurança de seus ativos.

 

O Wrapped Bitcoin (WBTC) é um projeto que envolve várias partes, e não possui um fundador único, como é o caso de muitas criptomoedas e projetos de blockchain tradicionais.

O WBTC é uma iniciativa colaborativa que envolve custodiantes, tokenizadores e outras partes interessadas que trabalham juntas para trazer a tokenização do Bitcoin para a blockchain Ethereum.

 

Os custodiantes, que são entidades financeiras de confiança, desempenham um papel fundamental no processo, mantendo os Bitcoins reais em custódia e emitindo a quantidade correspondente de WBTC na blockchain Ethereum.

Os tokenizadores facilitam a conversão entre BTC e WBTC por meio de contratos inteligentes na Ethereum e também realizam auditorias regulares para garantir que a quantidade de WBTC em circulação corresponda à quantidade de BTC em custódia.

 

Não há uma única organização ou pessoa que possa ser identificada como o fundador do WBTC, pois é uma iniciativa descentralizada que depende da colaboração de várias partes independentes. O projeto foi desenvolvido como uma solução para permitir que o Bitcoin seja usado no ecossistema Ethereum, aproveitando as funcionalidades da Ethereum, como contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.

0 comments:

Postar um comentário

 
Tech Crypto Brasil © 2023 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions